domingo, 7 de agosto de 2011

Ultimate Mortal Kombat III - Conversões e comparações difíceis

Simplesmente o melhor jogo da saga Mortal Kombat da era 16 bits. E por que não dizer que o jogo realmente aproveitou tudo o que os consoles tinha para oferecer.

Utilizou a capacidade máxima normal que um cartucho dos dois consoles conseguia armazenar (32 megabits, ou 4 megabytes). Por isso, podemos ver que até isso a Midway tentou preencher nos dois consoles. É claro que faltaram muitas coisas em relação ao original do fliperama, como animalities, cenários e o personagem Sheeva. Mas, deu início aos chamados Brutalities. São sequências de combos que fazem o personagem explodir no final do combate. Realmente foi uma boa sacada, já quenao havia mais espaço para sprites nos cartuchos. E, quem que não ficou horas tentando descobrir brutalities dos personagems?

Vamos então a parte que nos interessa nesse blog, que são comparações entre vantagens e desvantagens e curiosidades dessas duas versões. Antes, quero ressaltar que ambas as versões aproveitaram tudo o que os consoles tinham a oferecer, tonando os jogos IMPECÁVEIS e dando dificuldade em encontrar defeitos ou problemas no game.

Primeiro, vamos olhar a tela de menu principal do jogo, e sempre seguindo o padrão: Mega Drive primeiro e Super Nintendo a seguir.


No console da Sega, não há esse muro de tijolos em nenhum momento do jogo. Também não faz diferença possui-lo. Mas, há o símbolo do Mortal Kombat girando ao lado da opção que selecionamos. Dentro do menu de opções encontramos essas imagens.


Ha aí uma diferença que se vale notar, que é o controle de violência. No Mega Drive só podemos bloquear o sangue. Aí quando uma cabeça é arrancada, não sai sangue. Apenas isso. No Super Nintendo, consegue-se impedir os Fatalities e o sangue também. Outra opção interessante é na versão do Mega Drive, a opção "Joystick". Ela NÃO FUNCIONA se estiver usando controle de 3 botões e serve para configurar os botões, igual o "Control Configuration" na versão do Super Nintendo. Uma opção que realmente faz sentir falta no console da Sega é o Handicap. Serve para equilibrar um pouco dois oponentes em níveis discrepantes em técnica de luta no jogo.
Um diferencial na versão dos 16 bits é que Ermac, Millena, Classic Sub Zero, Rain e Noob Saibot são selecionáveis de cara, sem precisar de código, precisando apenas para jogar com Human Smoke.

Outra diferença (mas não é nada importante) é na tela de seleção de personagens.


O Sub-Zero e o Classic Sub-Zero estão invertidos nas duas versões. Além que, na versão do Mega, o fundo é inteiramente cinza, no Super há alguns outros tons de cinza. Mas que olhando, fica um pouco feio. Em contra partida, no console da Sega as cores são mais escuras. Observe também o fundo do cenário atrás do Noob Saibot. No Super Nintendo é um fundo verde, no Mega Drive, cinza. O mesmo acontece com Ermac. Por que será? Problema com paleta de cores, para variar. Nada relativamente importante, mas bem curioso.

A versão do console da Sega possui menos vozes em relação ao Super Nintendo. Em contrapartida, o Super Nintendo possui menos cenários, apenas 7 no total. O Mega Drive possui 11. A tela no Mega Drive é maior, abrangendo mais cenário que no SNES. O tamanho dos sprites é o mesmo. Em ambos os cenários foram simplificados e a versão do Mega Drive possui mais quadros de animação na jogatina. Em contrapartida, no Super Nintendo há ainda o "Mercy", coisa que também foi removido no rival.

Depois de selecionar o personagem (jogando com 1 player apenas), vamos selecionar a torre de combate. No Super Nintendo, antes de escolher fala "Choose your destiny". E ao selecionar a torre, no Mega Drive fala "Don't Make Me Laught" e em cada torre é dito uma frase diferente no Snes. E abaixo segue uma diferença gráfica, no primeiro oponente.


No Super Nintendo, mostra essa torre enterrada no solo. Observe também a limitação de cores no Mega Drive, pelo fundo do cenário. Uns dizem que é bonito, outros dizem que não, É uma questão pessoal agora.

No combate propriamente dito, o poder do Mega Drive fez uma diferença enorme em relação ao do concorrente. Não é que há atraso na jogabilidade na versão do Super Nintendo, e particulamente não notei slowdown nenhum (exceto no carregar das músicas, como sempre), mas no console da Sega, os comandos, a animação saem conforme a mente de quem joga. É como se a jogabilidade fluísse nas mãos. O jogo no Mega Drive vai mais além, exatamente acompanhando os comandos. Na versão do SNES, apesar de não haver slowdowns notáveis, o jogador se adapta a velocidade do jogo. No jogo do Mega Drive, o jogo se faz com o a velocidade do jogador.

Um outro screenshot válido para análise é após um fatality.


As letras dizendo "Fatality" no Super Nintendo ficam derramando sangue, animação inexistente no console rival. No Mega Drive não fala BABALITY também, só toca a a musiquinha.

Falar dos sons é falar em obra prima. A única falha do Super Nintendo foram as vozes repetidas, que tornam artificiais durante a pancadaria. Talvez no Mega Drive fosse ficar assim também, mas algumas vezes ocorre a falha de hardware, onde a voz do oponente sai instantes antes do efeito da pancada, e assim que o som começa tocar, a voz some. Isso acontece algumas vezes por falha do hardware, outras por programação mesmo. E quem disse que ficou ruim? Essa falha acaba retirando a "artificialidade" existente nas vozes do Super Nintendo. O Mega Drive peca em relação a instrumentação das músicas. Mas há quem prefira essa versão, o que gera uma grande polêmica. Para aqueles que não conhecem, selecionei algumas músicas de cenários para comparação que você pode comparar clicando aqui para baixar. Vale lembrar também que não há vozes anunciando o nome dos personagens na versão do Mega Drive e Super Nintendo. Não havia mais espaço para isso.
A Midway soube utilizar os efeitos sonoros que o próprio hardware dos consoles é capaz de fazer, especialmente no Mega Drive, onde usou mais que no console da Nintendo para economizar espaço no cartucho. E fez muito bonito.

Para terminar a comparação, ao terminar o combate, no Super Nintendo só mostra a história do pergonagem. No Mega, mostra os tesouros do Shao Khan, e você escolhe qual ver. Para você ver os tesouros no Super Nintendo, só indo no modo Tournament.

No geral, o processador do Super Nintendo não foi problema no jogo, nem o gráfico foi problema no Mega Drive. Um jogo nota 10, soberbo em qualidade para os dois consoles e merece entrar na história com um empate técnico em qualidade (se analisarmos todos os aspéctos, pois sabemos que em um jogo de luta a velocidade é vital na qualidade da jogabilidade).

Fatos curiosos ou interessantes:
* Human Smoke possui combos diferentes nas versões. O combo executado por CA, CA, CB, CA no Mega Drive é igual ao do Scorpion. No Super Nintendo, igual ao Ermac.


* No Mega Drive, a inteligência artificial dos personagens está mais forte.
* Apesar do Super Ninendo não sofrer com slowdowns neste jogo, o Mega tem em alguns momentos (especialmente em fatalities que o oponente explode), mas há a tecnologia frame skip no jogo, para que não haja perda na jogabilidade.
* Os nomes dos personagens na batalha no Mega Drive aparecem na Barra de Energia. No Super Nintendo abaixo dela.
* No Super Nintendo, o chefe mais difícil é o Motaro. No Mega Drive, Shao Khan.
* Os brutalities são mais rápidos no Mega Drive (por causa da velocidade de processamento), mas os ossos desaparecem do nada... um ponto feio.
* Há diferenças em alguns fatalities entre os consoles, e mais diferenças se compararmos com o original do fliperama. Podemos analisar pelo vídeo abaixo.



O padrão do vídeo está: Fliperama --> Super Nintendo --> Mega Drive.

Essa foi mais uma batalha entre os consoles. O que você achou?

10 comentários:

  1. Ficou ótimo!
    Eu baixei os sons, e em alguns a diferença é bem notável xD

    Bb ;*

    ResponderExcluir
  2. olha rapaz , quando você me falou eu não tinha posto fé mas devo dizer o seguinte, o trabalho que você vem desenvolvendo essas comparações é algo sensacional, muito esmerado. voce consegue perceber coisas paras as quais eu não dava a minima ideia...
    to até com vontade de jogar esse mortal kombat de novo, embora eu tenha declarado que ele é o pior jogo de todos os tempos!
    parabéns, seus comentarios tem uma analise profissional.

    ResponderExcluir
  3. Nossa a versao do mega drive e muito pior!
    Vish

    ResponderExcluir
  4. O Mortal Kombat 3 do Mega Drive eu afirmo que é muito superior ao Snes.

    Já o Ultimate 3 tenho ca minhas duvidas.

    Belo post amigo , só quero ressaltar um detalhe que poucos conhecem, o Mega Drive de fato tem uma paleta de 512 cores que por limitação de hardware só trabalha com 64 por vez, mas isto é uma limitação de hardware e não de software.

    Para isso a Sega usava um efeito só possível nos antigos TRCs chamado "entrelaçamento" onde se usava duas cores para gerar uma terceira que teoricamente dava o MD as mesmas 128 cores do Snes.

    Pelo que vi você fez essa comparação usando emuladores ou em monitores modernos como as TVs de LCD que não tem essa capacidade que os TRCs tinham, e isso da uma desvantagem ao Mega.

    Pra corrigir isso você tem que usar o Fusion ou o Regen com o plugin NTSC.RPI. veja.........

    http://lendas-e-lendarios.blogspot.com.br/2012/05/nesta-primeira-imagem-voce-pode-ver-o.html

    ResponderExcluir
  5. O SNES exibe 256 cores simultâneamente, e não 128 como o cara aí em cima disse.


    Eu prefiro a versão do SNES, nunca me senti preso ao jogo como foi dito no post, eu realizo os golpes do modo q quero e quando eu quero sem o SNES pestanejar, já joguei a versão do Mega, não senti diferença na jogabilidade, e esse negócio de quadros de animação, só um técnico detalhista consegue notar isso ou eu tenho problemas de percepção! E o som do Mega achei muito ruim, principalmente aquelas vozes rocas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvis, bom dia.
      A idéia do blog é fazer análises técnicas mesmo. Então o seu comentário " esse negócio de quadros de animação, só um técnico detalhista consegue notar isso" não é pertinente, já que é essa a ideia.

      Excluir
  6. As duas versões estão ótimas, e desta vez tiraram leite de pedra do saudoso Mega...

    ResponderExcluir
  7. A versão do Snes eh muito lenta, pra variar a Nintendo acha que o Snes eh tão poderoso e tenta deixar o jogo com gráficos lindos e esquecem da jogabilidade, que de tão lenta comparado ao Mega, chega a ser ridículo, o Brutality dá até pra contar os golpes em slow motion, podre de mais. Mega Wins, Fatality!!!

    ResponderExcluir
  8. A versão do Mega era muito melhor, realmente nas partes que o som sumia em determinado golpe de sequencias era muito melhor sumir do que ficar o personagem repetindo o som direto que nem no Snes, outra coisa as telas que tinha a mais no Mega e o Inicio do Menu show também no mega, agora convenhamos a Velocidade de jogabilidade do Mega era muito superior a do Snes, que parecia um jogo com problemas de pause, jogo lento no Snes, jogava no Mega e quando fui jogar no Snes achei horroroso a velocidades, para um jogo onde a velocidade era a diferença dos demais jogos da época, ele ficou parecendo um Street com Fatalites!
    Mega Wins claramente, agora tinhas algumas coisas como mais sangue no Snes e um efeito melhor no graficos isso é notável também que no snes era melhor!

    ResponderExcluir
  9. Ouvi dizer que a versão snes tem cenarios que não tem no mega, é verdade? ou o mega tem todos cenários do snes, e mais 4 cenarios a mais?

    ResponderExcluir