quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Áudio a Parte

Decidi fazer um capítulo a parte do áudio desses consoles por ser um tema polêmico. Como na postagem "SOBRE OS CONSOLES", falarei primeiro do Mega Drive, da SEGA.

Quando fala-se de áudio digital no Mega Drive e Super Nintendo, entende-se por reprodução de arquivos WAV. Na época não existia CODECs... por isso não havia MP3. Então, não é necessário dizer que sons WAVs consumiam muito espaço em um cartucho de 4 megabytes (32 megabits).

Primeiro ponto polêmico do console:os canais de áudio PSG.

Para quem não sabe, são canais existentes no Master System. Isso mesmo, a SEGA reaproveitou-os no Mega Drive. Estamos em 1988, ano de lançamento do MEGA, o Master era a referencia dela, e aqueles sons de chaveirinho que conhecemos. O som do Mega era inovador, e tinha consigo traços do seu antecessor.

O problema desses 3 canais era o mau uso. Quando mal empregados pelas softhouses causavam revolta do jogador. E há na internet postagens em
fóruns detonando o som do Mega Drive, e dentre os aspéctos os canais PSG.

Sou da teoria que tudo é bonito quando bem empregado. E a aplicação do PSG é maravilhosa também quando bem empregada. Há caso inclusive que esse som de chaveirinho coordenou a melodia de uma música, alias, música muito amada no mundo gamer.

Quem não se lembra de Street Of Rage? Músicas empolgantes no meio da pancadaria? Pois é. Falando das músicas desse jogo, a melodia da abertura é tocada nos canais PSGs. Você pode experimentar no seu emulador retirar os canais PSGs e reproduzir a música TITLE para analisar, ou baixar a música com os canais habilitados e desabilitados clicando aqui e tirar suas próprias conclusões.

Outro ponto polêmico: Muitos dizem que o ponto fraco do áudio do M
ega está na reprodução de vozes. O problema é quase esse.

Criado em 88, o Mega Drive possui sons sintetizados, que são reproduzidos por seus canais. E o canal digital do console a princípio era usado para repro
dução de SONS SINTETIZADOS de bateria ou percursão (com auxílio as vezes do canal 3 PSG). Isso dava mais vida a trilha sonora. Ponto para a SEGA. Os demais sons saem dos canais FM e dos PSGs. E esse canal era capaz de reproduzir sons digitais também, como vozes dos personagens ou sons específicos que o desenvolvedor não pudesse sintetizar por esses canais citados.

O problema estava aí. Não há no Mega Drive outro canal capaz de produzir sons sintetizados de bateria, e esse canal só consegue reproduzir um ou outro. Um fato muito importante que DEVE ser lembrado durante essa leitura é que, em jogos, prioriza-se o efeito sonoro sobre a música. Isso não quer dizer que não deva ter música.

Na hora que o console reproduzia vozes no jogos, vou citar aqui no caso o adorado Street Of Rage, o som da bateria que embalava a pancadaria sumia totalmente, até a voz terminar de reproduzir. Isso acontecia quando se reproduzia qualquer conteúdo digital.
Talvez fosse melhor compor um canal específico para percursão ou mais um canal digital, sinceramente não vale cogitar. O fato é que em 1988 isso não era informação pertinente. Não havia muita mídia digital nesse período, e por isso talvez não valesse investimento.

Algumas softhouses (como a Midway e a Capcom) conseguiram burlar essa limitação do hardware via software. Em poucas palavras, o que elas fizeram foi via programação "enganar" o console, mixando vários sons digitais e reproduzindo no único canal digital do console. A Capcom conseguiu a façanha de reproduzir bateria com uma voz em reprodução. Mas, quando havia duas vozes, a bateria sumia.

Para conseguir algum efeito via SOFTWARE que o HARDWARE não permita, o processador fica sobrecarregado. Mixar dois sons digitais sobrecarregava o co-processador Z-80 do Mega (responsável pelo áudio) ocasionando a tão mal falada "voz rouca" dos personagens no Street Fighter. Para piorar, o som do Mega Drive era processado a 8 bits, então os arquivos WAV eram gravadas a 8 bits. Para se ter uma melhor noção, experimente gravar sua voz em dois arquivos: um de 16 bits e outro de 8 e sinta a diferença.

Se o Mega Drive sofria para processar sons digitais, o Super Nintendo nesse ponto era só maravilha. Tudo porque o canal digital dele é de 16 bits, e os sons de percursão não são reproduzidos nele. Para terminar, todos os canais são capazes de reproduzir efeitos digitais, mas somente um por vez.
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O console da Ninendo ainda conta com sintetização WAVETABLE, que em poucas palavras, são arquivos mínimos onde estão as instruções de cada som a ser reproduzido em seus canais. É o que conhecemos hoje como MIDS, ou RINGTONES nos celulares. Se você gosta de músicas MIDS, pode notar que esse arquivo toca de maneira diferente em computadores diferentes. Isso se deve ao WAVETABLE, tabela de ondas.

O Mega Drive possui sons sintetizados também, mas o padrão que a Nintendo usou no console tornava as músicas menores, e com sons melhores (a 16 bits).

A adoção desse padrão dá uma ligeira desvantagem em relação a percursão com o rival. As batidas das músicas não são tão fortes e cheias de vida. Quando se desejava usar batidas mais fortes, o Super Nintendo engasgava. Aquelas travadinhas que conhecemos ao trocar as músicas nada mais são que o processador central carregando o som das batidas na memória. Fato esse que os 7,67MHZ do Mega faziam a diferença frente a lerdeza do processador do Super Nintendo.

Mas, se o Super Nintendo possui essas vantagens, é por obrigação, já que foi lançado 2 anos depois do Mega Drive, e a Nintendo teve tempo de analisar o rival. A SEGA foi píoneira, a Nintendo devia aprender com os erros do pioneirismo

Sobre os sons digitais, o Super Nintendo nem podia sonhar com a reprodução de vozes mixadas. Se o Z-80 do Mega Drive, responsável apenas pelo sons do video-game, engasgava com seus excelentes 3,80MHZ mixando 2 ou 3 vozes (velocidade essa maior que o processador central do console da Nintendo) e mantendo os outros canais funcinando, o Snes não podia fazer firula nenhuma. Seus processadores auxiliares operam a 1MHZ e o central chega a no máximo 3,58MHZ e em overclock.

Em poucas palavras, técnicamente falando, a capacidade de áudio do Super Nintendo é superior ao do Mega Drive sim. Mas o console da SEGA podia lutar, superar suas limitações usando programação, coisa que o da Nintendo nem podia sonhar. Mas, falando em termos práticos, o uso dess recursos é que tornam o som de um melhor que o outro, mas em análise apenas de jogos de mesmo nome.

Por isso, dizer que o SOM do SUPER NINTENDO é melhor está errado. O SUPER NINTENDO tem Hardware de som melhor que o Mega Drive e podia reproduzir sons melhores sem sofrimento,e fazia em muitos títulos que saíam também para o rival, mas não em todos. O Mega para superar burlava suas limitações e em determinados aspéctos superava. Noutros deixava a desejar.
E viva a guerra dos consoles

14 comentários:

  1. eu cresi jogando super nintendo e mega driver e nunca tinha perssebido essas diferencias eh mto legal da ate saldade

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  2. SUPER NES SEMPRE, melhor console de todos os tempos, mega nunca chegara nem em seu calo.

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  3. Ou seja, no Mega Drive tinha q ter toda uma programação para burlar o próprio sistema, tudo isso pra TENTAR fazer o q o SNES fazia numa boa... E como assim o SNES não faz batida "cheia de vida"? É só houvir a música do menu do Top Gear 2 q tu vê o q é batida!

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  4. Bom dia, Elvis.
    A batida "cheia de vida" seria a percursão com sons WAVE, ou seja, não sons sintetizados. Ele fazia, no entanto os travamentos na hora de começar as músicas eram constantes e algumas softhouses não usaram este recurso por causa disso.

    Este recurso foi usado no Mega Drive para aumentar a qualidade da percursão, visto que alguns sons o Mega Drive de fato não fazia.

    Sim, o Mega Drive tinha que ter toda uma programação para burlar o próprio sistema, em um hardware de 1988 e competir com um hardware dois anos mais novo. E isso na época pouco importava: o que os jogadores e o que as revistas avaliavam era o resultado final, não o técnico. E assim foi feito com louvor.
    O Mega Drive e Super Nintendo protagonizaram a maior (e melhor) guerra dos videogames, não há na história nada igual aos tempos 16 bits da Sega e Nintendo.

    Hoje sabe-se que o que fazia um melhor que o outro era o hardware em determinados jogos. Como você citou o TOP GEAR 2, é fato que ele é muito (muito mesmo) superior no Super Nintendo, graças ao hadware de som e vídeo. Já em outros jogos (como Thunder Force e Thunder Spirits) o massacrado foi o Super Nintendo com seu processador lento.

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  5. Gostaria de parabenizar o Diego Vinícius pelo ótimo post. A primeira vez que senti a diferença entre os sons de ambos os videogames foi no jogo Mortal Kombat 2. Enquanto os sons da versão para Snes eram magnifícos, os da versão Mega eram lamentáveis. (Os lutadores pareciam arrotar ao invés de falar)

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    1. Por outro lado o jogo da Sega era mais rápido e mais próximo da realidade do arcade. Fazendo o Mortal Kombat do SNES parecer jogo de bebês.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Exemplo de utilização do hardware do Mega Drive. Tanto na parte gráfica quanto no áudio:
    https://www.youtube.com/watch?v=_n_eHN-ArK8

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. CARA OQUE VEJO É QUE A MAIORIA DOS TOPICO SÃO ESCRITOS. POR ISTAS NEM DE LONGE O MEGA SUPERA O SNES TANTA EM PROCESSAMENTO QUANTO NO RESTO. O CARA QUE FEZ ESSE BLOG E TAO ISTA QUE MENTIU DIZENDO QUE A CPU DO SNES COM OVERCLOCK RODA A 3,58 SRSRRS MINHA NOSSA QUE FALTA DE INFORMAÇAO O SNES TEM O PROCESSADOR MELHOR
    EDE 21.MHZ E NAO 3,58 ELE APENAS E DIVIDO EM CICLOS DE 3,58MHZ, 2,48MHZ , 1.55 SE NAO ME ENGANO.ISSO DEPENDENDO DA ROM USADA : FAST ROM ,LOW ROM ETC....
    NEM VOU ME DAR O TRABALHO DE EXPLICA. ESTA AQUI A FONTE
    http://www.smwiki.net/wiki/Super_Nintendo_Entertainment_System

    E ISSO NAO E FONTE DE WIKIPEDIA NAO ONDE TODO MUNDO ESCREVE O QUE QUER LÁ TANTO QUE PODE ATE AUTERAR LÁ A INFORMAÇAO.

    E SOBRE O AUDIO A NINTENDO CONTRATOU KEM KUTARAGI DA SONY PARA FAZE UM PROCESSADOR DE AUDIO MUITO SUPERIO
    AO YAMAHA DO MEGADRIVE POIS O YAMAHA ERA CONSIDERADO PODEROSO NA EPOCA E POR ISSO A NINTENDO VIU QUE NAO IA CONSEGUIR O FAZE-LO ENTAO CONTRATOU LOGO UM ENGENHEIRO
    DE PESO DIGA-SE DE PASSAGEM (CRIADOR DO PS1) A EMPRESA AUTORIDADE MAXIMA NO QUE SE DIZ SISTEMA DE AUDIO (SONY)

    TANTO QUE O SNES FAZ DOLBY SUNRROUND.
    NUNCA O MEGADRIVE CONSEGUIRIA FAZER SONS DE AMBIENTE TAO LINDOS COMO AS DE DONKEY KONG E MUITOS OUTROS
    COMO TOPGEARS AXILAY

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    1. E o autor que é ista....

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Esse é o comentário mais lixo que eu já vi,Processador do SNES à 21 mhz,fast rom,low rom ridículo! Assino em baixo o que diz o autor do post!

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  10. Esse blog é muito bom. Só conheci agora. Você está trabalhando com jogos?

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