terça-feira, 29 de novembro de 2011

Thunder Force III VS Thunder Spirits: qual a diferença? São a mesma coisa?

Estamos de volta com as nossas comparações nos jogos de Mega Drive e Super Nintendo. O jogo escolhido dessa vez é o Thunder Force e Thunder Spirits. Trata-se de um jogo de ação de nave, tiro que a tela vai se movimentando e devemos ir atirando nas naves que surgem, e enfrentando chefões. Cada vez que somos atingidos perdemos uma vida, ou seja, pode-se observar por isto que não é um jogo fácil de vencer.


Abertura no Mega Drive
Abertura no Super Nintendo











Para começarmos é necessário dizer que não são jogos iguais, são parecidos. Thunder Force III saiu para o Mega Drive primeiro, ocupando 512 kbps (um cartucho de 4 megas). Por algum motivo, a Sega deteve os direitos autorais do nome do game, e no Super Nintendo o game está com o nome diferente por causa disso. Por sua vez, a versão para o console da Nintendo ocupa 1 MB (um cartucho de 8 megas).
O jogo possui as 5 primeiras fases iguais em ambas as versões, porém nas demais ele se distancia completamente um do outro, por isso afirmo que são jogos diferentes com conteúdos parecidos. O que iremos comparar aqui são apenas as 5 primeiras fases, pois é o que interessa ao assunto para o blog.

A primeira diferença que podemos notar é que a versão do console da Sega pode-se escolher por qual das 5 fases iniciais começar, recurso este não disponível no Snes.
Tela exclusiva do Mega Drive: escolha das fases




Repare na imagem ao lado. O Snes começa logo na fase selecionada, ou seja,este planeta verde. Ao escolher começar por esta fase no Mega Drive, a órdem delas será igualzinha a versão do Super Nintendo.







Começando as comparações, observe as imagens abaixo.

Plantas atiradoras no Mega Drive
Planta atiradora no Super Nintendo: momento mais colorido
Screenshots obtidos no mesmo trecho da fase, nem antes nem depois.
Observamos pelas imagens que o Super Nintendo tem mais detalhes de cor nos cenários e em inimigos (alguns). Há árvores no cenário e as plantas parecem ser robóticas, coisa não fácil de notar no Mega Drive, exceto pela base das pétalas. Pode-se dizer que não é apenas por questão de limitação de cor no console da Sega, já que cores muito parecidas são usadas em inimigos a frente. É mais questão de interesse da produtora do jogo, ja que foi lançado quase um ano depois para o Snes. Contudo, a diferença na quantidade de inimigos, é clara: o console da Nintendo não aguenta.

Para ser franco, quando conseguimos o item que aparecem duas naves a volta da que controlamos, basta atirar que o Super Nintendo começa a apresentar slowdown. Simplesmente NÃO AGUENTA quando o jogador exerce seu direito a jogabilidade. Isso explica claramente a quantidade de inimigos reduzida durante as 5 primeiras fases no Snes: causa lentidão no jogo. Há alguns momentos que a lentidão torna até o jogo mais fácil, já que o jogador não precisa de muitos reflexos para esquivar dos inimigos e dos tiros, e em outros insustentável. Observe as imagens abaixo:

Mega Drive: ação frenética, com muitos objetos em movimento

Super Nintendo: perdeu a ação frenética na maioria dos momentos
Esse trecho é um exemplo da insustentabilidade do jogo para Snes com as duas naves ao redor da que controlamos. O jogo fica letárgico quando atiramos, e esse inimigo possui em seu corpo objetos com movimentação distinta dos outros.

Primeiro chefe no Mega Drive

Primeiro Chefe no Snes: ele tem menos energia
Algo que vale a pena saber é que os chefões no Mega Drive possuem mais energia, ou seja, além de não ter momentos em slowdown, a batalha dura mais tempo. Não é necessário dizer que o jogo para este console é mais difícil, e a ação é frenética, o ponto forte do Mega Drive contra Super Nintendo.
Vendo as imagens, podemos ver que a diferença gráfica é mínima nas versões. Segue abaixo mais alguns screenshots.


Habilidade e agilidade são exigidas no Mega Drive


Basta atirar e a ação é reduzida drasticamente no SNES

Screnshot exclusivo: no Snes não tem bolas de fogo nem mísseis para te atingir aqui

A quantidade de objetos não é problema no Mega Drive.

Muito fácil vencer esse chefe no Snes.

Para encerrar a comparação temos que falar do áudio do game.
O jogo para Snes possui mais espaço usado em fita pois seus efeitos sonoros são digitais, os do Mega Drive são sintetizados, e por algum motivo que desconheço, a falha ao reproduzir vozes no Mega Drive está pior aqui: a música e os demais efeitos sonoros paralizam totalmente enquanto ela está em execução. Mas, não há prejuízo na jogabilidade.
O detalhe interessante é que, além de paralizar o áudio ao reproduzir as vozes (fato que não acontece no SNES), a percursão da música está em um canal de áudio Yahama, não no canal PCM do console, usado para este fim e para reproduzir som digitais. Já o SNES, quando vai reproduzir a música de chefe, ele dá uma travada de alguns milésimos, e não reproduz mais que 1 efeito sonoro ao mesmo tempo, falha que não ocorre no Mega Drive. Ouve-se diversos tiros, diversas explosões ao mesmo tempo.
Falar de música é falar em boa qualidade, independente da versão. A percursão no Mega Drive está muito boa, mesmo usando o Yahama para percursão (geralmente não fica bom, mas aqui está) e o PSG nas músicas está bem usado. Por sua vez, parece que o Snes tem mais instrumentos na sua composição e sua qualidade está também muito boa, ou seja, o critério de qual tem a melhor música é pessoal. CLIQUE AQUI para fazer o download de duas músicas e comparar você mesmo a qualidade musical de ambos consoles.

Considerações finais:
Não é o tipo de jogo que o Snes faz bonito. Exige velocidade, exige processador, e o Super Nintendo é lento. Não é também um jogo com muitas cores, por isso não há vantagem que mereça ser considerada nos gráficos em relação ao rival. Só supera mesmo no uso das vozes, e elas são reproduzidas apenas quando o jogador consegue algum escudo ou arma nova, ou seja, não é constante. Mas, na guerra que havia, TINHA que sair para o console, para os usuários do Super Nintendo pudessem desfrutar de ação. Não é um jogo ruim para este console, é gostoso de jogar, porém não tem como comparar com o Mega Drive, cujo foco do console é ação, velocidade e agilidade.

3 comentários:

  1. Dieguito! Passando para dar uma força! Não consigo te seguir, mas vc já está na minha lista de blogs! Visita o casaconto.blogspot.com! Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. e aí brother, blz!
    Li sobre suas matérias do Earth jm e essa, vou ler às outras, mas com certeza!
    legal! não porque de fato, o meguinha é especial, mas sim porque esse foi um mito na história da humanidade. Esse console tem uma linda história q vc está contando Muito bem e com detalhes adicionais, o q é magnífico de se ver são às opiniões de todos, mas de fato o meguinha é o máximo!
    Vlw! um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Helinux: Bons tempos!!!! E ainda tinha gente dizendo que o Snes fazia jogos melhor do que o Mega Drive, tá aí um exemplo clássico do game Thunder Force III...a versão do Mega é bem melhor em termos de tudo!!!! Valeu!!!!

    ResponderExcluir