terça-feira, 20 de dezembro de 2011

EARTHWORM JIM



Minhoca Jim, assim como eu chamo, foi lançado no ano de 1994 para Mega Drive, depois saiu versões para MS DOS, Snes, Game Gear Game Boy. Atualmente recebeu um releitura em HD para os sistemas atuais. A versão do Mega Drive foi o primeiro jogo a receber nota máxima na revista Games Master. Uma edição especial foi lançada para Mega CD, com bastantes melhorias e extras, como novas fases, gráficos melhores, abertura diferente e músicas com qualidade de CD. Agora vamos ater as duas versões, Mega Drive e Snes e ver as diferenças e tentar opininar quem levou a melhor:

MEGA DRIVE VS SNES

>> Gráficos



A primeira vista parece que a versão do Snes graficamente é superior devido adições de novos efeitos, mais cores limpas e umas texturas diferentes de plano de fundo, principalmente na primeira fase. Sim, esse luxo a mais da versão do Snes, torna uma game mais bonito, porém a versão do Mega Drive ganha na originalidade das fases e pela resolução maior da tela. No Mega o game está em 320x224 e o Snes o game está em 256x224. Dando uma ligeira impressão que a versão do Mega tem cenários maiores e a versão do Snes com cenários mais próximos. De fato os gráficos do Snes superaram, mas um detalhe se passa despercebido, as animações e a fluidez do game é visualmente superior na versão do Mega Drive. Portanto como avalio um produto final pela seu conjunto, vejo uma leva vantagem do Mega em relação ao Snes, mesmo com o Snes tendo um visual mais caprichado. Detalhe a versão do Snes possui loading disfarçado entre as fases. Observe que na tela de apresentação da fase, na versão do Snes você não consegue aperta Start para começar. Em contra partida na tela de Groove! do Snes você pode ficar brincando apertando o botão para ouvir Jim falar várias vezes, no Mega Drive não se pode fazer isso, apenas escutando um única vez a fala de Jim. Outro observação é a animação do controle no Options, onde o Mega existe uma animação e no Snes essa animação está ausente. 

MEGA - 10,0
SNES - 9,5

>> Som



Nesse ponto o Mega Drive deu um show musical, tanto na quantidade de efeitos sonoros, nas vozes de Jim e dos inimigos e pela qualidade musical do game. A versão do Snes segue com uma qualidade duvidosa, apesar de parecer as composições de forma mais limpa e com efeitos sonoros mais sofisticados, ficou devendo na batida sonora, logo na primeira fase percebe-se a diferença de ambas versões. O Mega priorizou  uma batida mais frenética colocando o jogador mais empolgado enquanto a versão do Snes ficou meio que fria a composição, deixando o jogador um pouco menos empolgado. Claro como música é uma questão pessoal, alguns de vocês poderão preferir a batida do Snes. Mas de forma geral o Mega ainda se sobressai por ter mais quantidade de vozes e de efeitos sonoros.

MEGA - 10,0
SNES - 9,0

>> Jogabilidade


Eis nesse ponto que existe um empate técnico, como disse anteriormente a versão do Mega tem maior fluidez e consequentemente ajuda a jogabilidade ser mais suave e rápida. A versão do Snes está agradável também, porém parece que está em uma câmera lenta se comparado com a mesma intensidade de ação que o cartucho do Mega propõem. Não existem falhas em ambas versões, porém se formos avaliar apenas o controle a versão do Snes pode para muitos ser mais fácil de jogar por causa do arranjo dos 4 botões.. Devido a esse fato dos controles, considero empate para ambas versões.

MEGA - 10,0
SNES - 10,0

>> Desafio & Replay


Ambos tem um replay significativo pois tem a mesma quantidade de fases. Você tentará terminar mais de uma vez devido ao fator desafio do game que ele propõem além dos caminhos alternativos que se podem fazer. Falando em desafio, ambos tem praticamente a mesma dificuldade, entretanto como no Mega a fase é mais rápida, deve o jogador ter uma maior perícia. O jogo tem três níveis de dificuldade.

MEGA - 9,0
SNES - 9,0

CONCLUSÃO:
De forma geral ambas versões são excelentes, entretanto as peculiaridades entre elas como os gráficos mais atraentes no Snes em contra partida com a melhor fluidez e jogabilidade do Mega, e entre outras, podem alguns jogadores acharem que a versão do Snes é a melhor logo na primeira fase devido ao efeito de Sol e as cores estarem mais vivas. Porém o jogador experiente perceberá que a versão do Mega tem uma ligeira vantagem por vários aspectos demonstrados aqui. No entanto vale a pena jogar ambas versões de cabo a rabo para cada um dar o seu veredito!


Obrigado pela sua atenção!

14 comentários:

  1. Tenha santa paciência, meu amigo...Dizer que Earthworm Jim de Mega é melhor que a de Snes na parte gráfica e sonora... Só pode ser muito cego... Ou melhor, muito "SEGO"! KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Não é ser cego amigo, é ser coerente! Quem jogou ambas versões sabem disso. Você deve ser o típico jogador que jogou apenas a primeira fase e fez o pré-julgamento! O Mega possui mais detalhes, mais animações, som mais alto e com melhor batida e uma fluidez soberba. O Snes se destacou apenas pelos efeitos adicionais, apenas acrescentado na primeira fase! E alguns novos background (plano de fundo) novos. Não eu não sou SEGO é VC QUE N INTENDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não que eu seja nintendista, mas acho as trilhas sonoras e gráficos melhor no snes

      Excluir
  3. Esse site é para os Seguistas todas as comprações o Mega é sempre melhor.

    ResponderExcluir
  4. é impressão sua, já já começaremos com os jogos que o Snes foi melhor, é só ter paciencia caro amigo nintendista

    ResponderExcluir
  5. Não é que eu seja nintendista,sei que os dois consoles tem jogos bons,mas aqui desde que eu achei esse blog por acaso é isso que eu vejo.

    ResponderExcluir
  6. A Versao para Mega tem uma fase a mais!
    Intestinal Distress!
    Alem de bem mais animaçoes e efeitos sonoros!

    ResponderExcluir
  7. Bom o blog, pena que não tem novas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o tempo colega, meu blog Pimenta Blue Games me ocupou demais, ai deixei de lado. Mas fiz minha parte deixei salvo me engano duas analises. Ambas favorecendo o Mega Drive, mas estou com vontade de fazer o Rock Roll Racing ou Sunset Riders que ambos estão melhor no Snes. Aguardem

      Excluir
  8. Só joguei a versão do Mega e, sinceramente, está linda. Me parece que a versão do Sega CD as músicas são maravilhosas. Vou jogar e testar

    ResponderExcluir
  9. Ah, esqueci de dar uma sugestão: Analise o Toy story!

    ResponderExcluir
  10. Esses fãs de snes mal conhecem a tecnologia utilizada na criação desse lixo de console e qrem afirmar com toda razão uma superioridade em relação ao meguinha, verdade seja dita isso nunca ocorreu e nem vai
    ocorrer na história, a saga sempre inovou lançando tecnologias inéditas em seus consoles, isso é um fato antes de play station 1, n64 e qualquer outra lesma morta por aí, à sega já tinha a arte de manipular um cd a favor de seus consoles, e sempre foi assim , lembra do s saturn ? ou antes dele, o sega cd e 32x?
    e o q a nintendo tinha hein? já sei ! o n64!
    q vergonha! voltem para escola seus nintedistas
    manés!
    vcs mal conhecem a real história do seu próprio
    país e qrem vir aqui para sustentar hipóteses falsas á respeito de seu console favorito..
    nintendo, só poderia ser um console espectro
    mesmo!

    ResponderExcluir
  11. O mais legal é um cidadão vir aqui e defender uma empresa que tem fins lucrativos com unhas e dentes. Achei que só crianças defendendo seu 360 e ps3 fosse assim, mas claramente existem crianças de todas as idades. Daqui a pouco vão comecar a comemorar que sua empresa vendeu mais que a concorrente. Triste...

    ResponderExcluir
  12. Eu tive o Super Nintendo quando era garoto e gostava muito dele. Tinha um amigo que possuía o Mega Drive e também achava ótimo os jogos. Naquele tempo o Super Nintendo estava ganhando espaço principalmente pelo o lançamento do Street Fighter II e o Mega Drive foi ficando mais esquecido. Mesmo assim a Sega lançava ótimos jogos e foi muito bom ter um amigo que tinha o Mega, já que a maioria possuía o SNES. Há pouco tempo baixei os emuladores de Mega (K Fusion) e de Super Nintendo (Snes9x). Acho ambas plataformas excelentes. Sobre a análise, acho que foi coerente e mostra os pontos positivos e negativos das duas plataformas.

    ResponderExcluir